O título original do nosso projecto era Central Participativa da Marca UA, o que nos pareceu algo formal demais para o que se pretendia. Depois de muito jogarmos com diversas palavras que faziam na mesma transparecer um significado semelhante, acabámos por escolher PIM! - Portal de Integração da Marca UA.
Por não conseguirmos digitalizar a folha onde foram sendo apontadas as nossas ideias, deixamos aqui um breve resumo da nossa linha de pensamento.
Central | Participativa | Marca |
Comunidade | Cooperativa | Símbolo |
Portal | Colaborativa | Brand |
Informar | ||
Experimentar | ||
Integrar | ||
Organizar | ||
Contactar | ||
Criar | ||
Inventar |
Das variadas combinações possíveis e com sentido, salientamos ComInforMar (Comunidade Informativa da Marca) -> CIM
PorInforMar (Portal Informativo/Integração da Marca) ->PIM
MUACC (Marca UA - Central Colaborativa)
ComEUA (Comunidade Explorativa/Experimental UA)
A nossa opção recaiu sobre PIM!, por nos remeter à ideia de clic, de se fazer luz, de ter uma ideia, que é exactamente o que, o agora nomeado, PIM! pretende que se faça em relação à marca.
É de salientar que o projecto veio tomando um rumo muito diverso do original. Se inicialmente se pretendia algo formal, institucional, onde só os itens que cumprissem rigidamente as boas normas da marca poderiam existir, após reflexão com os orientadores chegou-se a uma ideia diametralmente oposta. O PIM! pretende ser um lugar de experimentação da Marca UA, sendo possível a divulgação quer de itens conformes à norma, quer daqueles que não o são. O PIM! reconhece que por vezes o que segue as normas não é necessariamente o que mais agrada aos seus utilizadores e que nenhuma marca é imutável, sendo possível que um dia as opiniões dos utilizadores venham até a contribuir para uma nova mudança de logo.
Já quanto ao logo, sempre se pensou manter o mais possível a identidade da UA. Como o PIM! se quer criativo mas ao mesmo tempo facilmente relacionável com a marca e logo UA, acabou por se chegar a um compromisso fortemente inspirado pelos doodles do Google. Assim, o nosso logo usa na mesma a forma do reconhecível grifo, mas é mutável consoante o departamento, curso ou evento que se pretenda, a dado momento, fazer salientar, mantendo o mais possível a forma e cor (verde).
Para começar inspirámo-nos na criatividade manual, e notoriamente mais relacionada com a população feminina, do DeCA.
Aspecto geral:
Exemplo:
Especificações:
Exemplo rápido do que poderia ser um logo alusivo ao departamento de matemática:
Até já! :)
. Desenvolvimento do projec...
. Avanços
. Aula 01/06/11 - desenvolv...
. Versão beta - mapa de nav...