Sexta-feira, 15 de Abril de 2011
Nome e logo

O título original do nosso projecto era Central Participativa da Marca UA, o que nos pareceu algo formal demais para o que se pretendia. Depois de muito jogarmos com diversas palavras que faziam na mesma transparecer um significado semelhante, acabámos por escolher PIM! - Portal de Integração da Marca UA.

Por não conseguirmos digitalizar a folha onde foram sendo apontadas as nossas ideias, deixamos aqui um breve resumo da nossa linha de pensamento.

CentralParticipativaMarca
ComunidadeCooperativaSímbolo
PortalColaborativaBrand
 Informar 
 Experimentar 
 Integrar 
 Organizar 
 Contactar 
  Criar 
  Inventar 

Das variadas combinações possíveis e com sentido, salientamos ComInforMar (Comunidade Informativa da Marca) -> CIM

PorInforMar (Portal Informativo/Integração da Marca) ->PIM

MUACC (Marca UA - Central Colaborativa)

ComEUA (Comunidade Explorativa/Experimental UA)

A nossa opção recaiu sobre PIM!, por nos remeter à ideia de clic, de se fazer luz, de ter uma ideia, que é exactamente o que, o agora nomeado, PIM! pretende que se faça em relação à marca.

 

É de salientar que o projecto veio tomando um rumo muito diverso do original. Se inicialmente se pretendia algo formal, institucional, onde só os itens que cumprissem rigidamente as boas normas da marca poderiam existir, após reflexão com os orientadores chegou-se a uma ideia diametralmente oposta. O PIM! pretende ser um lugar de experimentação da Marca UA, sendo possível a divulgação quer de itens conformes à norma, quer daqueles que não o são. O PIM! reconhece que por vezes o que segue as normas não é necessariamente o que mais agrada aos seus utilizadores e que nenhuma marca é imutável, sendo possível que um dia as opiniões dos utilizadores venham até a contribuir para uma nova mudança de logo.

 

 

Já quanto ao logo, sempre se pensou manter o mais possível a identidade da UA. Como o PIM! se quer criativo mas ao mesmo tempo facilmente relacionável com a marca e logo UA, acabou por se chegar a um compromisso fortemente inspirado pelos doodles do Google. Assim, o nosso logo usa na mesma a forma do reconhecível grifo, mas é mutável consoante o departamento, curso ou evento que se pretenda, a dado momento, fazer salientar, mantendo o mais possível a forma e cor (verde).

Para começar inspirámo-nos na criatividade manual, e notoriamente mais relacionada com a população feminina, do DeCA.

 

Aspecto geral:

geral

Exemplo:

 

Exemplo de logo PIM!

Especificações:

 

 

logo com guias

 

Exemplo rápido do que poderia ser um logo alusivo ao departamento de matemática:

 

Até já! :)


tags: , ,


.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Evolução do projecto

. Desenvolvimento do projec...

. Avanços

. Versão beta - testes

. Versão beta - entrega

. Versão beta

. Aula 01/06/11 - desenvolv...

. Plano de testes

. Lista de bugs

. Versão beta - mapa de nav...

.arquivos

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds