Olá, olá!
Hoje iremos colocar um plano de testes que iremos realizar para testar se os objectivos do nosso projecto estão a ser atingidos.
Segundo os slides que temos da disciplina de ICPM, que foi leccionada pela professora Margarida Almeida, a fase de teste inicia-se agora na versão beta. Estes testes irão ser realizados pelo próprio grupo do projecto.
Existem vários tipos de teste:
Funcionalidade,
Segurança,
Compatibilidade,
Conteúdos,
Design,
Usabilidade
e Acessibilidade.
Para o nosso projecto vamos realizar o teste de Usabilidade que pretende verificar três parâmetros principais: Eficácia, Eficiência e Satisfação. Para tal, cada utilizador vai estar sujeito a uma lista de tarefas, onde utilizaremos a técnica de teste Cognitive Walkthroughs(A lista de tarefas irá ser dsponibilizada brevemente). Relativamente aos participantes deste teste, optou-se por quatro:
Utilizador comum desconhecido;
Utilizador com literacia gráfica;
Utilizador com experiência ao nivel de uso da web 2.0;
Utilizador com pouca experiência de navegação na internet.
Para verificar os três principais parâmetros da usabilidade(eficácia, eficiência e satisfação) serão realizadas as seguintes técnicas:
Eficácia- questionário de resposta aberta, Cognitive Walkthroughs,( guião de tarefas);
Eficência- Thinking-Aloud Protocol, (o utilizador deverá verbalizar todos os pensamentos durante a sessão de utilização);
Satisfação- questionário com perguntas indirectas(pré e pós teste de usabilidade).
Por fim, estes testes serão realizados num ambiente controlado.
Depois, iremos realizar teste de conteúdos, que servirá para verificar e corrigir erros do mesmo.
Uma vez que se trata de um portal institucional é importante manter a coerência em termos de conteúdos, como por exemplo de textos( texto introdutório) em termos de legibilidade, formatação, ortografia e sintaxe e de imagens em termos de qualidade e visibilidade.
Por fim, iremos realizar testes de funcionalidade, que se trata da descrição e correcção de erros/bugs(debugging). Temos três tipos:
conteúdo,
programação: o bug de idioma, bug no download, bug no módulo gallery2 do Drupal (fivestars), bug das galerias de artefactos oficiais não aparecerem ao utilizadores anónimos.
e design: bug do botão de update.
Como o nosso grupo e constituído por dois elementos, tentaremos conseguir ter tempo para realizar também testes de segurança por causa da integridade do sistema.
Cumps,
pim!
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